Aulas de pintura para Iniciante

PONTO DE ENCONTRO, TROCA DE INFORMAÇÕES, CONVITES PARA EXPOSIÇÕES (E PARA FESTAS TAMBÉM POR QUE NÃO), EVENTOS E TUDO O MAIS QUE ACHAR RELEVANTE.
(Aberto a visualização de todos inclusive visitantes)

Aulas de pintura para Iniciante

Mensagempor malf em Dom Jan 04, 2009 11:52 pm

Ola pessoal!

Eu sou um iniciante em pintura e nunca fiz um curso, apenas me aventurei sozinho com tinta acrílica. Eu gostaria de saber se existem manuais auto-didaticos ou cursos online gratuitos para que eu possa aprender algumas tecnicas.

Grato!
malf

Re: Aulas de pintura para Iniciante

Mensagempor Ricardo Pereira em Seg Jan 05, 2009 3:47 pm

Olá, Malf.

Você encontrará em espanhol diversas obras sobre técnicas de pintura a óleo, acrílica, aquarela e outras. Algumas são bem interessantes, apresentando um "passo-a-passo" ilustrado que ajuda o iniciante a entender um pouco os procedimentos. Contudo, mais do que aprender a técnica através de um manual, é importante que você obtenha conhecimentos mais aprofundados sobre a história da arte e o desenrolar dos processos criativos dos artistas. Desta forma, obtendo um embasamento mais sólido sobre os "porquês", evitarás o risco de ficares apenas seguindo "receitas de bolo" ao invés de desenvolveres uma pintura com personalidade (sempre é bom conhecer a origem das coisas). É preciso ter em mente que a pintura é um processo de linguagem, seja ela de que tipo for, e a tendência natural é que cada artista vá aos poucos encontrando a sua própria linguagem, mas para isso acontecer também será necessário que cada vez mais se conheça e quais são as suas próprias motivações (embora este processo nem sempre ocorra de forma totalmente consciente) para que consiga desenvolver um trabalho realmente autêntico. Sobre este tema, os livros "Universo da Arte" de Fayga Ostrower e "Teorias da Arte Moderna" de H. P. Chipp são muito úteis.