Aulas de pintura para Iniciante

PONTO DE ENCONTRO, TROCA DE INFORMAÇÕES, CONVITES PARA EXPOSIÇÕES (E PARA FESTAS TAMBÉM POR QUE NÃO), EVENTOS E TUDO O MAIS QUE ACHAR RELEVANTE.
(Aberto a visualização de todos inclusive visitantes)

Aulas de pintura para Iniciante

Mensagempor malf em Dom Jan 04, 2009 11:52 pm

Ola pessoal!

Eu sou um iniciante em pintura e nunca fiz um curso, apenas me aventurei sozinho com tinta acrílica. Eu gostaria de saber se existem manuais auto-didaticos ou cursos online gratuitos para que eu possa aprender algumas tecnicas.

Grato!
malf

Re: Aulas de pintura para Iniciante

Mensagempor Ricardo Pereira em Seg Jan 05, 2009 3:47 pm

Olá, Malf.

Você encontrará em espanhol diversas obras sobre técnicas de pintura a óleo, acrílica, aquarela e outras. Algumas são bem interessantes, apresentando um "passo-a-passo" ilustrado que ajuda o iniciante a entender um pouco os procedimentos. Contudo, mais do que aprender a técnica através de um manual, é importante que você obtenha conhecimentos mais aprofundados sobre a história da arte e o desenrolar dos processos criativos dos artistas. Desta forma, obtendo um embasamento mais sólido sobre os "porquês", evitarás o risco de ficares apenas seguindo "receitas de bolo" ao invés de desenvolveres uma pintura com personalidade (sempre é bom conhecer a origem das coisas). É preciso ter em mente que a pintura é um processo de linguagem, seja ela de que tipo for, e a tendência natural é que cada artista vá aos poucos encontrando a sua própria linguagem, mas para isso acontecer também será necessário que cada vez mais se conheça e quais são as suas próprias motivações (embora este processo nem sempre ocorra de forma totalmente consciente) para que consiga desenvolver um trabalho realmente autêntico. Sobre este tema, os livros "Universo da Arte" de Fayga Ostrower e "Teorias da Arte Moderna" de H. P. Chipp são muito úteis.

Agora, falando mais especificamente sobre materiais para pintura e suas origens, sugiro a leitura de "O Manual do Artista" de Ralph Mayer e "Técnicas e Materiais da Pintura" de Edson Mota e Maria Luisa Salgado. Neles você encontrará explicações muito boas sobre as diversas técnicas da pintura (óleo, acrílico, aquarela, encáustica, têmpera etc.) e os diversos materiais empregados, com explicções dos termos e tudo mais que for importante. Também aqui no forum, na seção de Técnicas e Materiais, podem ser encontradas informações básicas sobre estes temas, postadas por mim, pelo Marcelo e comentadas por alguns colegas. Vale a pena dar uma olhada.

Na internet também são encontradas muitas informações úteis sobre técnicas de pintura (e algumas nem tanto), basta pesquisar pelo Google e outros meios de busca, mas desconheço endereços específicos de "cursos online gratuitos", mas pode ser que existam.

Espero ter ajudado.

Um abraço.

Ricardo A. B. Pereira
Ricardo Pereira
ativo
ativo

Mensagempor duprat em Sex Jan 09, 2009 3:09 am

Bem eu sou suspeito, mas talvez você não tenha visto ainda o meu site. No menu “análises” visa desenvolver justamente um estudo sobre a forma das pinturas. O estudo da forma é uma das quatro linhas de pesquisa da história da arte. A ele juntam-se a linha iconográfica (tema), a social (que analisa o contexto histórico) e a biográfica. Me parece que para quem produz o estudo da forma é mais relevante...
Se quiser ter uma noção bem clara da proposta deste setor de meu site, recomendo a leitura da análise da gravura “os três crucificados” de Rembrandt, que analisa a relação entre a forma e o conteúdo das imagens plásticas. É meio grande, mas creio que indo até o fim fica bem claro o que está em causa nesta linha de pesquisa citada.
O melhor é acessar pela raiz do site : http://www.marceloduprat.net pois assim ao entrar no menu “análises” você tem uma imagem em tela inteira, muito mais confortável para ler o texto e observar as imagens.
O estudo citado está em menu: análises/ forma e conteúdo/os três crucificados
Gostando tem muito mais coisa por lá e qualquer dúvida pode ser debatida aqui no fórum...
duprat
Site Admin

Mensagempor Cristina Jacó em Sex Fev 27, 2009 8:27 pm

Olá pessoal, posso sugerir o meu site também?
http://www.desenhotudo.com
Estamos com cursos de desenho on-line e em breve cursos básicos de pintura, se interessar dê uma olhadinha lá.
Abraços.
Abraços,
Cristina Jacó - http://www.desenhotudo.com
O que quero da vida é só desenhar e pintar livremente!
Cristina Jacó
participante
participante

Mensagempor juniormisaki em Qua Mai 13, 2009 9:40 pm

Muitas pessoas me encontram na rua ou até mesmo me enviam e-mail, pedindo apostilas ou coisas do tipo... Calma pessoal! Estou me organizando agora, estou muito feliz com o sucesso que esse blog está tomando, mal ainda comecei a divulgá-lo, mais já vejo o carinho das pessoas me correspondendo de todo canto deste Brasil, até mesmo de outros países (para a minha surpresa!), vamos agora deixar de “blá,blá,blá” e vamos para o que interessa, hehehe...

Dicas de Pintura em Tela para Iniciantes – Parte I

1-Qualquer pessoa pode pintar?

Bom, desde que ela tenha muita força de vontade ou não tenha nenhum problema que impossibilite de utilizar os materiais, sim! Não existe idade certa pra começar a pintar, é claro que as crianças têm mais facilidade de aprender qualquer arte por estar em desenvolvimento, mas a pintura não escolhe idade, raça e nem sexo, basta apenas ter paciência e como citei antes “muita força de vontade” mesmo! Já vi milagres acontecer nos meus cursos, inclusive me considero “um” também!

2-Depois que eu entrar em algum curso de Pintura, em quanto tempo estarei pintando bem em tela?

Olha... Isso é algo que só você mesmo irá descobrir, por favor, nada de ficar tirando o juízo do professor, porque você ainda não conseguiu pintar do jeito que você quer ou de chegar em casa chateado porque o seu colega de turma já está pintando “melhor” do que você, não é bem assim que a coisa funciona, quantidade de telas produzida num curso não indica qualidade, se bem que cada um tem o seu caminho artístico que irá descobrindo-se com a prática, que pode vim logo ou demorar anos, o importante é você praticar e praticar! É claro que, as pessoas quem tem certo conhecimento em desenho artístico irá se sair bem melhor do que aqueles que nunca fizeram o “zé bolinha” na vida, mas isso também é relativo, já vi muita gente fera no desenho se estressar com os pincéis e também muita gente que nunca pegou no lápis, dar um show na pintura!

3-Existe algum segredo pra Pintar bem?

Paciência e Força de vontade (99%) + Técnica (1%)= SUCESSO (isso não só na pintura, mas em qualquer profissão!)

4-Como escolher um curso de Pintura certo?

Isso aí vai depender de que objetivo você quer alcançar... Existem cursos hoje para tudo, só para flores, paisagens, natureza morta, retrato, abstrato etc., se você nunca pintou, comece sempre pelo o “curso inicial”, de preferência, algum curso que tenha no mínimo 2h (duas horas) de duração por dia , pratique em casa, e nunca deixe o seu professor fazer mais do que você na sua tela, isso irá lhe frustrar futuramente, sem falar que lhe atrasará bastante em conhecimentos, você poderá deixar de aprender técnicas maravilhosas, o professor está ali apenas para orientá-lo e não para pintar por você!

5-Como escolher um professor bom de pintura?

Esse é o mais complicado de responder, porque é relativo, cada um tem uma técnica diferente, um estilo, metodologia prática e teórica, mas se puder conheça antes os trabalhos do artista, e o principal: NUNCA deixe o professor pintar mais do que você em sua tela, lembre-se: a tela é sua! Juro que sem a minha professora eu não tinha chegado 50% da minha formação, ela me deu muito valor moral, nas aulas eu fazia de tudo para me destacar, isso foi conquistando ela e formamos um laço de amizade incrível! Nunca diga a seu professor que está ali só pra fazer uma tela pra sua “sala” ou “cozinha”, é mesmo que dá um tiro nele!Procure agradar sempre o seu professor, pois trabalhar com pintura é trabalhar com sentimentos e, nem todo dia é dia de sol para ele e você, aprenda a amar o seu colega de classe, elogie os trabalhos dos seus colegas, interaja sempre com a turma, faça de sua turma a melhor do curso!

NO MEU BLOG VOCÊ TAMBÉM ENCONTRARÁ VÁRIAS DICAS QUE PODERÃO AUXILIAR O SEU TRABALHO!!!
http://www.jrmisaki.arteblog.com.br
Natural da cidade de Patos-PB, Jr Misaki é um dos mais novos artistas plásticos paraibano a se destacar no cenário nacional, por manter uma interatividade exclusiva com o seu público.
juniormisaki
participante
participante

Mensagempor maurelioc em Sáb Abr 03, 2010 6:34 pm

Olá, aproveitando o tópico, será que alguém saberia informar nomes de professores de pintura (óleo sobre tela), que deem aulas particulares no Rio de janeiro?
maurelioc

Voltar para FÓRUM CENTRAL